terça-feira, 24 de março de 2009

Resenha: O que é ideologia – Marilena Chauí – Ed. Brasiliense

A autora Marilena Chauí, em sua obra intitulada "O que é ideologia" tenta mudar a concepção que as pessoas em geral têm, de que ideologia é um conjunto de idéias qualquer, sem importância na sociedade e na realidade de um povo.

O livro é dividido em cinco capítulos, sendo que o primeiro é apenas uma breve apresentação sobre o que se tratará a dissertação. Já no capítulo 2, a autora nos mostra alguns exemplos do que é considerado, de fato, ideologia. Através de alguns conceitos formados e desenvolvidos na filosofia e na cultura da Grécia antiga, Marilena Chauí nos dá a primeira pista sobre o que é ideologia.

O filósofo grego Aristóteles afirmou que só há conhecimento da realidade do mundo quando há conhecimento de sua causa. Por causa, o pensador classifica como o que responde ou é responsável por qualquer aspecto da realidade. Para a teoria de Aristóteles, existem quatro tipos causas, que dependem umas das outras, porém organizam-se de maneira hierárquica. A causa considerada mais importante é a Final, que entende-se pela finalidade de qualquer coisa, ao que foi destinada ela. Abaixo dela encontram-se a causa Formal, que baseia-se na natureza da coisa, a causa Material, que é a propriedade tátil ou de constituição, e a mais considerada mais inferior das causas, que é a Motriz. Essa última causa era assemelhada ao trabalho do escravo, que tem por objetivo apenas servir ao seu senhor. Já a causa mais nobre, a causa Final, era relacionada aos senhores, que tinham suas vontades saciadas pelo trabalho dos outros. Após o desenvolvimento da teoria, as pessoas começaram a enxergar o real através da causalidade, formando um pensamento ideológico sobre a sociedade na qual eles atuavam.

O terceiro capítulo remete a diversos momentos em que o termo Ideologia foi sendo, pouco a pouco formado, a partir de pensadores diferentes. Auguste Comte, sociólogo e filósofo francês trouxe em seu "Curso de Filosofia Positiva" dois conceitos para o termo "ideologia". O termo pode ser entendido tanto como a relação filosófico-científica, entre o ser humano e seu lugar na sociedade e a natureza, priorizando as sensações, como pelo conjunto de idéias de uma restrita época histórica, podendo essa ser "opinião geral" ou elaboração teórica dos pensadores da época. Ainda no capítulo terceiro existe a visão de outro pensador, também sociólogo e também francês, Émile Durkheim. Nesse momento, o termo "Ideologia" será designado a todo conhecimento da sociedade que não respeite os critérios de objetividade de Durkheim. Para ele, a regra fundamental da objetividade científica é a separação entre o objeto de conhecimento e o sujeito que busca conhecer.

O quarto capítulo da obra faz referência ao pensamento de Karl Marx sobre a ideologia. Marx crê na existência da ideologia em diferentes sociedades. Para ele, a ideologia tem o papel de influenciar as classes menos favorecidas da sociedade a defender os interesses pessoais de uma minoria superior socialmente, que detém o poder.

O capítulo quinto traz um panorama mais atual da conceituação e do emprego da ideologia. Acaba-se por concluir que ideologia é um conjunto lógico e sistemático de idéias, valores e regras, que ensina os membros da sociedade a valorizar e seguir as coisas consideradas "certas" por um membro da sociedade com controle sobre as classes inferiores.

Enfim, o livro de Marilena Chauí consegue descrever, no decorrer do tempo, diferentes visões históricas sobre a ideologia. "O que é ideologia" consegue explicar para os leigos, de maneira clara e organizada cronologicamente, o conceito de ideologia e suas diferentes aplicações ao longo do tempo.

Sobre a autora: Marilena Chauí é estudiosa da filosofia brasileira, formada pela Universidade de São Paulo. Possuí quase duas dezenas de livros publicados no Brasil. Tem como foco principal de suas obras, valores filosóficos que permeiam a vida do homem em sociedade, como política, ética e ideologia. O livro "O que é ideologia" é um grande sucesso da literatura nacional, com mais de cem mil exemplares vendidos, um número muito acima da média para livros brasileiros.


 

Raphael Moura Curralo – CSOS 2E

Um comentário:

  1. raphaa!!!!

    vc tá do meu lado mas mesmo assim vale vir aqui desejar boa sorte pro seu blog q também tá muiiiiiito bom =]
    voto em trocar a foto dos cogumelos(??????) por peixinhos vermelhos! xD

    vo descobrir como linka pode deixar =]
    beijinho

    ResponderExcluir